quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O QUE HÁ DE ERRADO COM A IGREJA DO SÉCULO 21 ? (ENTENDA O QUE É O MCI - MOVIMENTO DE CRESCIMENTO DAS IGREJAS )

Autor:  *Robert Klenck  (extraído do site http://www.espada.eti.br)

Prefácio
É com um grande peso que escrevo este tratado. Como um cristão, sem ter um ministério oficial próprio, ou mesmo uma pequena congregação, não tenho um motivo pessoal ou egoísta. Minha pesquisa pela verdade começou após uma experiência pessoal com o crescimento de igreja e informações adicionais que chegaram ao meu conhecimento. Fiz então uma pesquisa e o resultado foi este tratado, que continua em expansão. Meu objetivo é informar, comparando esse movimento com as Escrituras e expondo suas raízes. As Escrituras devem ser o padrão de avaliação pelo qual comparamos todos os aspectos de nossas vidas.

"E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem." [Deuteronômio 8:3].

É minha intenção trazer as pessoas para uma caminhada mais íntima com o Jesus Cristo revelado nas Escrituras e acredito que isso requer que o verdadeiro cristão se afaste desse perigoso movimento.

Permita-me separar um momento para definir o Jesus da Bíblia. Ele é o Criador de tudo: Colossenses 1:16-17; Ele é Deus: Isaías 9:6; Ele é a segunda pessoa na triunidade — um único Deus em três pessoas: Efésios 4:4-6, João 10:30, Romanos 8:9-11, João 1:13-15; Ele foi enviado pelo Pai para vir ao mundo como um homem, o que Ele fez porque diz, para morrer em uma cruz — um único sacrifício, feito uma única vez, por todos os pecados daqueles que viriam a crer — os eleitos. Ele sofreu e morreu para que pudesse reconciliar o mundo consigo mesmo: João 10:30, Filipenses 2:5-8, Hebreus 7:27, 2 Coríntios 5:19; Ele é o único caminho para os céus: João 14:6; fé Nele e a aceitação de Seu sacrifício como suficiente para o perdão dos nossos pecados é o único modo de podermos ser salvos de nossos pecados e da condenação eterna: João 3:16, Isaías 64:6 e Romanos 3:12; precisamos guardar Seus mandamentos: Mateus 19:17, João 14:21, Apocalipse 22:14; todos aqueles que não colocam sua fé e confiança Nele sofrerão eternamente em um inferno literal após o juízo final: Lucas 11:23, Mateus 25:13-46.

De volta ao Movimento de Crescimento de Igrejas (daqui para frente será abreviado como MCI): as Escrituras me obrigam a informar o maior número possível de pessoas sobre esse lobo em pele de ovelha:

"E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia; e, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça. Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida. Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia. A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte." [Ezequiel 33:1-7].

Sei que estarei mexendo em um vespeiro e que serei classificado como alguém que está 'provocando divisões no corpo de Cristo', ou 'blasfemando contra a obra do Espírito Santo', mas é minha esperança e oração que o resultado final será a purificação do corpo de Cristo — a verdadeira igreja. Por definição, defender a verdade sempre é difícil, mas estou em boa companhia. Os profetas sofreram e foram martirizados e o próprio Jesus Cristo foi crucificado, tudo porque se posicionaram e defenderam firmemente a verdade.

Jesus disse:

"Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa." [João 15:20].

E o apóstolo Paulo escreveu:

"E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições." [2 Timóteoo 3:12].

O Que É Diaprax?

Primeiro, precisamos definir diaprax e compreender esse raciocínio fundamental sobre o qual o Movimento de Crescimento de Igrejas está baseado. Posteriormente, mostraremos como esse processo está sendo utilizado nas igrejas e a direção para a qual está caminhando.

Diaprax é a prática repetida (práxis) da dialética hegeliana. (Diaprax é um neologismo: Dia — de dialética, e prax — de práxis). Sucintamente, o processo dialético hegeliano funciona assim: um conjunto diverso de pessoas (no MCI, isso é uma mistura de crentes e incrédulos — tese e antítese), reunido em um encontro facilitado (sob a liderança de um facilitador / instrutor / líder de grupo /agente de transformação), usando dinâmicas de grupo (pressão dos pares), para discutir uma questão social (ou dialogar a Palavra de Deus) e chegam a um resultado pré-determinado (o consenso, ou contemporização, ou síntese).

Quando a Palavra de Deus é dialogada (em vez de ser ensinada didaticamente) entre crentes e incrédulos, então sua mensagem diluída em água e os participantes são condicionados a aceitar (e até comemorar) a contemporização (a síntese). A nova síntese torna-se o ponto de partida (tese) para o próximo encontro e o processo da mudança contínua (a inovação) prossegue. O medo da alienação do grupo é a pressão que impede um indivíduo de permanecer firme e batalhar pela verdade da Palavra de Deus. O medo do homem (isto é, o medo da rejeição) é maior do que o temor a Deus.

Um exemplo: quando alguém prova a um cristão que pensa de forma tradicional, que ele está errado em alguma informação factual (por exemplo, absolutos morais bíblicos), ele se rende aos fatos, admite seu erro e então se alinha com esses fatos. O cristão é trazido de volta à responsabilidade diante de uma autoridade superior (a Palavra de Deus). Como os absolutos morais bíblicos não mudam, as pessoas de mente tradicional, que aderem a esses absolutos imutáveis são rotuladas como 'resistentes às mudanças'.

Por outro lado, os pensadores transformacionais, tendo feito a transição por meio desse processo dialético, quando provados errados com informações factuais, foram condicionados a processar as informações de forma diferente — eles automaticamente questionam os fatos e dialogam esses fatos entre si mesmos; seus corações enganosos rebelam-se contra os fatos e eles então começam a justificar para si mesmos e para os outros por que não mais precisam atentar para os fatos, ou obedecer a uma autoridade superior. Eles processam e rejeitam os fatos e suas consciências tornam-se cauterizadas. O resultado natural do processo dialético é a cauterização das consciências.

"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios." [1 Timóteo 4:1].

Estas pessoas são então capazes de justificar para si mesmas por que não estão mais presas aos absolutos morais bíblicos. Veja, hoje as pessoas estão dizendo que a mensagem da Bíblia não se aplica à cultura humanista atual — que a Bíblia precisa ser interpretada à luz da cultura atual. Em certo sentido isso é verdade — por exemplo, a escravidão era comum na antigüidade, etc.

Entretanto, o MCI leva a coisa muito mais longe e, por meio do processo da 'transformação' contínua e incremental (usando a dialética hegeliana repetidamente, com a última síntese tornando-se a nova tese — a base dos 'novos fatos', ou a 'nova realidade'), de forma gradual e incremental a Palavra de Deus é mudada de seu intento original e, eventualmente, é interpretada para significar algo contrário ao seu objetivo original. Esse é o processo que todos os pecadores usam ao tentar justificar sua rebelião para si mesmos e para os outros. A rebelião é sutil a princípio — simplesmente mover-se para longe do modo tradicional de 'fazer igreja', mais tarde para a ordenação de mulheres pastoras e, eventualmente, chega ao ponto de ordenar mulheres pastoras lésbicas, etc.

O mesmo processo foi utilizado no debate sobre o aborto — primeiro, o fato ("o que é") foi questionado — o que é a vida? ela realmente inicia na concepção? Foi decidido que enquanto a criança não sente dor, não é realmente uma vida. Agora, por meio da transformação incremental, nossa sociedade chegou ao ponto de tolerar o infanticídio do 'nascimento parcial'. Isso era inimaginável no tempo em que foi feito o julgamento Roe x Wade (NT: O caso judicial na Suprema Corte dos EUA que abriu o precedente para a liberação do aborto).

O Que é o Movimento de Crescimento de Igrejas?

É a utilização de técnicas modernas de marketing pela igreja, de modo a atrair e manter um grande número de pessoas (atendendo às 'necessidades sentidas' delas). A igreja então 'converte' essas pessoas e as 'discipula' por meio do uso de técnicas da administração organizacional moderna (estilo TQM — Gerenciamento da Qualidade Total), para que elas possam produzir transformações na comunidade e no mundo. Os membros da igreja, tornam-se assim agentes de mudança social, ou 'agentes de transformação'.

As Raízes do Movimento de Crescimento de Igrejas — Os Pastores

Três dos pastores mais conhecidos que estão promovendo esse movimento são o Dr. Robert Schuller, o reverendo Bill Hybels e o Dr. Rick Warren. Todos esses três pastores fizeram pesquisas em suas cidades e bairros, determinaram as 'necessidades sentidas' das pessoas e modelaram suas igrejas de forma apropriada. Bill Hybels e Rick Warren foram influenciados pelo livro Your Church Has Real Possibilities (Sua Igreja Tem Reais Possibilidades), de Robert Schuller, no qual o autor discute suas pesquisas, e ambos prontamente admitem que foram influenciados por Robert Schuller. [1] e [2].

O Dr. Robert Schuller

Robert Schuller fundou a Catedral de Cristal, em Garden Grove, na Califórnia. Após fazer uma pesquisa nas 'necessidades sentidas' da comunidade, ele abriu uma 'igreja no formato de drive-in', no local em que funcionava um cinema drive-in no sul da Califórnia. As pessoas podiam ir à igreja sem deixar a segurança de seus próprios automóveis e ele garantia que o serviço não duraria mais de uma hora. Schuller escreveu muitos livros, um dos quais é Your Church Has Real Possibilities. Ele foi chamado por sua mulher de "O maior pensador de possibilidade de todos os tempos". Pensamento de possibilidade — potencial, "o que pode ser", ou visão — é o resultado final do processo dialético hegeliano, ou pensamento transformacional. É o oposto direto do absolutismo moral — "o que é". De modo a levar uma pessoa para esse modo transformacional de pensar — "o que é" precisa ser questionado e desafiado. O processo dialético — "a mudança contínua" — requer que a pessoa abandone o "que é" de modo a se esforçar para atingir um potencial — "o que poderia ser". Você precisa deixar seus absolutos morais para trás, ou então permanecerá resistente às mudanças, fora de moda e um obstáculo à transformação da igreja que precisará ser vencido de uma forma ou de outra. Entraremos em mais detalhes sobre isso posteriormente.

Bill Hybels — Igreja da Comunidade de Willowcreek

O rev. Bill Hybels fundou a Igreja da Comunidade de Willowcreek, em South Barrington, na Grande Chicago, em Illinois — uma mega-igreja 'sensível ao buscador'. Robert Schuller acredita que o rev. Hybles levou seus princípios de crescimento de igrejas adiante, mais do que ele próprio conseguiu. [3] Embora Bill Hybels afirme ter se distanciado de Robert Schuller nos aspectos teológicos, ele freqüentemente aceita falar na Conferência Anual de Liderança da Igreja, de Robert Schuller.

Bill Hybels foi 'mentor espiritual' do presidente Bill Clinton desde 1992 — reunindo-se de forma confidencial com Clinton quase todos os meses e apoiando-o durante todo o escândalo que envolveu a estagiária Monica Lewinsky. Em 10 de agosto de 2000, o presidente Clinton falou pessoalmente aos 4.500 pastores que participavam da Conferência de Liderança na igreja de Willowcreek. [4] Quatro dias após fazer a 'confissão' pública de suas fraquezas, ele discursou na Convenção do Partido Democrata e disse enfaticamente que continuaria a apoiar "o direito de uma mulher de decidir ou não por um aborto".

Dr. Rick Warren — Igreja da Comunidade de Saddleback

Rick Warren (como ele prefere ser chamado) fundou a Igreja da Comunidade do Vale de Saddleback, em Mission Viejo, no sul da Califórnia, após realizar uma pesquisa de opinião na cidade focando somente as necessidades dos incrédulos e projetou sua igreja de modo a atender a essas necessidades. [5].

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo." [Efésios 4:11-13].

A igreja foi criada para edificar os santos, não para atender às necessidades ou desejos dos incrédulos.

O pastor Warren escreveu o livro Uma Igreja com Propósitos, que tem no original o título The Purpose-Driven Church, Growth Without Compromising Your Message and Mission (Igreja Orientada por Propósitos, Crescimento sem Contemporizar sua Mensagem e Missão — ênfase adicionada), que vendeu mais de um milhão de exemplares. Ele já treinou mais de 150.000 pastores e líderes nos princípios de crescimento de igrejas. Ele possui um doutorado em Teologia obtido no Seminário Teológico Fuller — um dos mais fortes proponentes do movimento de crescimento de igrejas.

O guru da administração organizacional Peter Drucker, que está muito envolvido nesse movimento, declarou:

"... os não-clientes são tão importantes quanto os clientes, talvez até mais importantes; porque são clientes em potencial... Porém é com os não-clientes que as mudanças sempre iniciam." [6].

Assim, neste movimento, é imperativo que os incrédulos sejam trazidos para dentro da igreja; caso contrário, o processo da transformação contínua não poderá iniciar. Precisa haver uma antítese (incrédulos) presentes para se opor à tese (os crentes), de modo a se mover em direção ao consenso (a contemporização) e mover os crentes para longe dos absolutos morais (resistência à mudança). Se todos os membros da igreja se mantiverem firmes na Palavra de Deus e em sua autoridade final em toda doutrina e tradição, então a igreja não pode e não mudará. Isso é fé comum. Logo veremos por que esses "agentes de transformação" estão forçando tanto para que a mudança ocorra na igreja.

"Provavelmente, os pastores são hoje o grupo mais subestimado de agentes de transformação." — Rick Warren.

O pastor Warren realiza seminários sobre como liderar as igrejas no processo de transformação e, em 13 de outubro de 1999, no programa de rádio "The Bible Answer Man", apresentado por Hank Hanegraaff, do Christian Research Institute (Instituto Cristão de Pesquisas), Rick Warren disse que para fazer uma igreja passar pela transformação "você precisa ser prudente como uma serpente e inofensivo como uma pomba" no modo de lidar com a congregação. Essa Escritura, Mateus 10:16, é Jesus falando aos Seus discípulos: "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas." A manipulação que Rick Warren faz dessa escritura resulta em os servos de mente tradicional de Cristo serem comparados aos lobos.

O pastor Warren também descreveu uma conversa que teve com um piloto de aviação que é membro de sua congregação. Ele tinha perguntado ao piloto sobre os vários graus em que a direção do avião podia ser alterada e o piloto disse que uma virada brusca de 90 graus acarretaria a queda, uma virada de 45 graus causaria mal-estar nos passageiros, mas uma virada em 33 graus poderia ser feita o tempo todo sem que os passageiros sentissem a mudança de direção. A sutileza e enganação envolvidas nesse processo de transformação da igreja foram deixadas bem claras pelas próprias palavras do pastor Warren.

Algumas das palavras mais perturbadoras do pastor Warren com relação ao modo como ele vê a igreja:
"A Igreja de Saddleback é como o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da igreja como um todo. Não temos medo dos fracassos. Sempre experimentamos mais coisas que não funcionaram do que funcionaram. De quando em vez descobrimos — geralmente por acidente — algo que funciona. Então ensinamos os seminários e fingimos que planejamos aquilo tudo, quando na realidade foi apenas o resultado de tentativa e erro." (risos) [Rick Warren, http://www.christianity.net/leadership/7L3/7L3022.html].


Que Escritura poderia ser utilizada para um pastor justificar experiências sociais em sua congregação?
Como Diaprax se Manifesta na Igreja?

Primeiras Impressões

Lugares reservados para os visitantes estacionarem seus carros e inúmeros introdutores que recebem os visitantes com sorrisos e apertos de mão na entrada. As igrejas freqüentemente não têm quaisquer símbolos religiosos, como cruzes, vitrais, etc. que um incrédulo poderia considerar "ofensivos". Existe outra razão que explica a remoção dos símbolos das dependências da igreja. Estudos mostraram que um visitante decide nos primeiros oito minutos se retornará ou não algum dia. Assim, é feito um esforço muito grande para tornar aqueles oito minutos confortáveis e acolhedores para os visitantes.

Apresentação e Mensagem

A apresentação é informal, o pastor veste uma camiseta polo, raramente usa a Bíblia, pois ela foi substituída por anotações. Existe música cristã contemporânea, com danças e/ou apresentações teatrais. Existem distrações, como diversos telões de vídeo e o pastor geralmente anda de um lado para outro na plataforma, o que torna a mensagem 'real' que está sendo ensinada difícil de discernir.
A mensagem é aguada. Temas como pecado, julgamento, o poder tremendo de Deus, etc., geralmente estão ausentes da mensagem, ou são substituídos por uma terminologia menos ofensiva. Normalmente, a mensagem inicia com alguns 'quebra-gelos' iniciais, como anedotas ou historietas. Diversas versões da Bíblia são usadas, a tradução King James Version (equivalente à Almeida Corrigida e Fiel) é evitada e os versos citados são exibidos nos telões de vídeo. A mensagem é ambígua, parecendo sensata para as pessoas que pensam tradicionalmente, estão em transição, ou já foram treinadas a pensar de forma transformacional. Freqüentemente, meias-verdades são usadas (por exemplo, a proeminência de Cristo como um líder religioso, mas omitindo Sua divindade), ou mensagens "subliminares" são utilizadas. Ouvimos uma fita de um pastor que estava ensinando sobre o Mormonismo e ele disse como os mórmons se agarram a um verso na KJV que é uma tradução infeliz. Ele então disse: "Posso mostrar a vocês diversos erros na King James Version". A mensagem era contra o Mormonismo, mas a mensagem subliminar que as pessoas levaram para casa é que a versão KJV da Bíblia não é confiável. Temos pouquíssimo treinamento em ouvir o que não está sendo dito e, na atmosfera de distração descrita aqui, esse tipo de discernimento é muito difícil e precisa ser buscado com vigor. Peter Drucker, que exerce um papel muito influente nesse movimento está ciente desse fato:

"A coisa mais importante na comunicação é ouvir aquilo que não está sendo dito." — Peter Drucker


"O púlpito é a melhor ferramenta para produzir o crescimento da igreja." — Rick Warren [7].

Uma ferramenta é usada para manipular objetos. No mesmo artigo, o pastor Warren declara que primeiro considera as necessidades, sofrimentos e interesses das pessoas e depois procura o que a Bíblia diz sobre essas necessidades. Uma vez que examina o que a Bíblia diz sobre o assunto, ele pergunta a si mesmo: 'Qual é o modo mais prático de dizer isto? Qual é o modo mais positivo de dizer isto? Qual é o modo mais encorajador de dizer isto? Qual é o modo mais simples de dizer isto? Qual é o modo mais pessoal de dizer isto? Qual é o modo mais interessante de dizer isto?" Em outras palavras, ele coloca sua própria 'entonação' na Palavra de Deus de modo a agradar aos ouvidos das pessoas para quem estará falando.

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências." [2 Timóteo 4:3].

É lógico que para os aderentes desse movimento, o mais importante na mensagem é que as necessidades sentidas e os sofrimentos da congregação sejam tratados. Freqüentemente o pastor recebe informações sobre as necessidades atuais e os sofrimentos da congregação, a partir das fichas de pedido de oração ou de informações passadas pelos líderes dos grupos pequenos.

É claro que a mensagem e a apresentação são planejadas para tornar mais fácil para um descrente vir para a fé, mas Jesus, quando questionado sobre por que falava por parábolas, tinha um diferente objetivo em mente:

"Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado." [Mateus 13:11-12].

Jesus disse que estava intencionalmente revestindo Sua verdade em parábolas, para que somente os eleitos pudessem vir ao conhecimento da verdade. Aquela não era uma mensagem muito sensível aos buscadores.

" O Discipulado"

Uma vez na igreja, as pessoas são então 'discipuladas'. Elas passam por uma série de classes, iniciando com Fazendo Parte da Igreja. Pactos ou compromissos são assinados e a pessoa se compromete a entregar seu dízimo ou uma porcentagem de seus rendimentos. O signatário concorda em se submeter à liderança da igreja e a não fofocar (avaliar criticamente as atividades da liderança da igreja à luz das Escrituras Sagradas é considerado fazer fofoca.).

"Se você estiver ajudando a remar, não terá tempo para sacudir o barco" — Rick Warren [8].

Deus deixa bem claro que não devemos assinar pactos:
"Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." [Mateus 5:33-37].

No processo de 'discipulado', é feita uma avaliação dos dons espirituais (perfil de personalidade). A (falsa) premissa é que Deus usa as pessoas em suas áreas de conhecimento e aptidões, em vez de nas áreas em que elas são fracas.

"Ele (Peter Drucker) acredita nas forças humanas para enfrentar as fraquezas humanas. A ciência de descobrir essas forças, ou de adaptá-las para a estrutura produtiva, é o que Drucker chama de administração." — Christianity Today [9].

"O pastor, como um gerente, tem de identificar os pontos fortes e as especializações das pessoas, colocá-las no serviço, equipá-las e habilitá-las para trabalhar no todo harmonioso e produtivo conhecido como o corpo de Cristo." — Peter Drucker [9].

Mais uma vez, isso está em oposição direta ao ensino claro da Palavra de Deus. Primeiro, não existe esse conceito de "pastor como um gerente" nas Escrituras e:

"Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." [2 Coríntios 12:8-10].

Os Grupos Pequenos

As pessoas também precisam assinar um pacto comprometendo-se a participar dos grupos pequenos. É nos grupos pequenos que o processo dialético é melhor utilizado. Primeiro, o líder do grupo é um facilitador, um agente de transformação. Nos grupos de estudo bíblico, a Palavra de Deus é dialogada até que se chegue a um consenso, em vez de ser ensinada didaticamente. O resultado é que a Palavra de Deus é aguada, pois incrédulos são misturados com os crentes e múltiplas versões da Bíblia são trazidas pelos vários membros do grupo. Muitas dessas versões (especialmente as mais recentes) permitem uma interpretação muito mais liberal do que a mais tradicional KJV (ou a Almeida Corrigida e Fiel).

"Os grupos pequenos são o modo mais eficiente de fechar a porta dos fundos de sua igreja." — Rick Warren [10].

O pastor Warren diz isso por que está ciente da pesquisa realizada por Lyle Schaller, da Rede de Liderança, que mostra o relacionamento entre o número de amizades que uma pessoa tem na igreja e probabilidade de essa pessoa deixar a congregação. Relacionamentos íntimos são formados nos grupos pequenos, de modo que as pessoas são forçadas a participar deles.

"Ministérios" Sociais

As igrejas também patrocinam inúmeros "ministérios sociais" — como surfe / montanhismo / ciclismo / tricô, etc. A Igreja da Comunidade de Saddleback tem mais de oitenta desses ministérios. Eles são oportunidades para os membros da igreja satisfazerem sua carne juntos e criarem 'vínculos'. Mais uma vez, quando o relacionamento é patrocinado, então as chances de as pessoas deixarem a igreja são diminuídas, independente de quão longe da verdade os pastores as conduzam.


"Os relacionamentos são a cola que mantém a igreja unida." — Rick Warren [11].

Grupos de Responsabilidade

Muitas das igrejas que aderem ao MCI estão exigindo que os membros se envolvam em grupos de "responsabilidade". Nesses grupos, os membros confessam todos os seus pecados regularmente para o grupo pequeno. Isso tem muitas implicações graves.

"Alguma coisa intrínseca no comunismo torna esse fenômeno da confissão indispensável para ele; ele não pode existir sem ele... O significado da confissão então, como os vermelhos agora a usam, é a concordância com as regras definidas e, portanto, submissão à hierarquia existente." — Edward Hunter [12].

De forma subconsciente, o confessado está repetida e incrementalmente submetendo-se à autoridade do grupo e, em particular, do líder do grupo, o facilitador. Além disso, ocorre uma mudança de paradigmas em seu modo de pensar. Ao lutar com um pecado, o primeiro pensamento da pessoa é: "O que vou dizer ao grupo no próximo encontro sobre isto?".
A preocupação maior com relação ao pecado é transferida do conhecimento que o Deus onisciente e onipresente vê o pecado, para a preocupação em saber como o grupo reagirá à confissão. Ocorre uma mudança da responsabilidade diante de Deus para uma responsabilidade diante do homem. Além disso, a pessoa torna-se dependente do grupo para se manter pura, em vez de ser purificada pelo Senhor. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para viver na retidão sozinhas, quando separadas do grupo por um período de tempo.

Finalmente, essas confissões na verdade levam ao pecado. As pessoas tendem a fazer-de-conta e fantasiar os pecados dos outros em suas próprias vidas. Ruminar os pecados leva a pessoa a entrar no comportamento pecaminoso. Além disso, o fato de que alguém que você considera um bom cristão e tem em alta consideração envolve-se em pensamentos e comportamento depravados na verdade permite que você justifique por que então você tem o direito de praticar um comportamento similar. Isso capacita você para o pecado e na verdade ajuda a fazer os outros tropeçar.

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." [1 Timóteo 2:5].

Ministérios de Desenvolvimento de Carreira

A coleta de informações de emprego sobre todos os membros da congregação está se tornando mais generalizada. Alegadamente, a razão é altruísta, permitindo que os membros das igrejas que estão precisando de emprego entrem em contato com outros, que talvez possam lhes oferecer um emprego. Entretanto, isso leva à criação de um banco de dados de todos os membros da igreja, como a tabulação que ocorre durante a avaliação dos questionários de dons espirituais (perfis de personalidade), discutidos anteriormente. Se o governo federal ainda não estiver fazendo isso, ele poderá em breve exigir que as igrejas 'compartilhem' essas informações, ou então perderão a classificação de organização isenta de impostos. Com as pesadas prestações de financiamento da construção do templo ou de ampliação das instalações, a maioria das igrejas não está disposta a perder a isenção fiscal. Posteriormente, revelaremos os vínculos entre essas igrejas e o governo.

Ministérios de Jovens

Exercícios de construção de equipe, com atividades do tipo "quedas de fé", em que o participante fecha os olhos e se deixa cair para trás, para então ser amparado pelos outros jovens, também estão ocorrendo nas igrejas do MCI. O objetivo do exercício é desenvolver a confiança. Novamente, é feita uma transferência da confiança em Deus para a confiança no homem. Educação para a morte está sendo ensinada, exatamente como nas escolas públicas. Inúmeras dessas atividades sem base bíblica e dialéticas estão documentadas no livro Spiritual Junk Food — The Dumbing Down of Christian Youth, de Cathy Mickels e Audrey McKeever. [13].



Pragmatismo
O MCI está baseado em uma abordagem pragmática: "O fim justifica os meios".

"Desde que você esteja trazendo pessoas a Cristo, para a comunhão na família, edificando-as para que alcancem a maturidade, treinando-as para o ministério e enviando-as em missão, gosto do modo como você desenvolve seu ministério." — Rick Warren.
Primeiro, se as pessoas não estiverem aprendendo tudo sobre Cristo — não somente que Ele é um Deus de amor, mas também um juiz justo, então elas estão sendo trazidas para o Cristo da Bíblia, ou para um falso cristo? Em segundo lugar, esse 'discipulado' está na verdade formando um discípulo do processo dialético centrado no homem. Terceiro, o pragmatismo não é permitido nas Escrituras.

Deus está preocupado com os métodos. Quando Moisés não fez como Deus queria e feriu a rocha uma segunda vez, porque estava irado, em vez de apenas falar a ela, sofreu sérias conseqüências. Como resultado de sua desobediência, ele não recebeu a permissão de entrar na terra prometida. Quando Uzá tocou na arca da aliança para protegê-la da queda (contra a ordem de Deus) ele foi fulminado e morreu. (Veja 2 Samuel 6:6-7)

Quando o crescimento e a organização da igreja estão baseados no processo dialético humanista e de inspiração satânica, Deus sente ódio!

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." [Mateus 7:15-20].
Há um único fundamento sobre o qual nossas igrejas devem estar construídas; esse fundamento é a Rocha, Jesus Cristo, nosso firme fundamento:

"Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo." [1 Coríntios 3:11].

A Rede de Liderança e Bob Buford

A Rede de Liderança (www.leadnet.org) atua no ramo de marketing e promoção do crescimento de igrejas e afirma ser "o ministério de apoio para os pastores e líderes de igreja mais bem-sucedidos da atualidade". [14] A Declaração de Missão e Valores da Rede de Liderança diz o seguinte:
"A missão da Rede de Liderança é acelerar o aparecimento da igreja do século 21. Acreditamos que o paradigma emergente da igreja do século 21 requer o desenvolvimento de novas ferramentas e recursos bem como equipar um novo tipo de líder de igreja, tanto clérigos quanto leigos. Esse novo paradigma não está centrado na teologia, mas ao contrário, está focado na estrutura, na organização e na transição de uma igreja baseada de forma institucional para uma igreja orientada pela missão. Valorizamos a inovação que leva a resultados e trabalhamos com líderes de igreja com perspectiva do Reino. Valorizamos ver os frutos nas árvores das outras pessoas. Finalmente, valorizamos fazer da forma correta para aqueles a quem servimos, bem como para a nossa equipe."

Existem diversos problemas com essa afirmação. Primeiro, o objetivo desse grupo é acelerar a "transformação" na igreja. Isto está baseado no modelo humanista (centrado no homem) do Gerenciamento da Qualidade Total — o processo da "transformação contínua".

"Porque eu, o SENHOR não mudo..." [Malaquias 3:6].

Um dos "novos paradigmas" que está emergindo é a mudança da estrutura eclesial hierárquica, com Deus no topo, pastores abaixo e os leigos abaixo para uma estrutura eclesial circular com os líderes da igreja de alto nível (homens) no centro — e notavelmente Deus deixado fora do diagrama.

Falarei mais sobre o humanismo e o Gerenciamento da Qualidade Total (TQM) posteriormente, mas TQM é a "estrutura e organização" da "equipe" mencionada na declaração de missão. Também mostrarei que um dos "resultados" que a Rede de Liderança considera importante é a maximização das contribuições monetárias dos freqüentadores da igreja.

A história (da Rede de Liderança) inicia:
"A Rede de Liderança teve início com um empreendedor (não 'um cristão') e uma pergunta. O empreendedor era Bob Buford e a pergunta era: 'Como posso ser útil ao reino de Deus?' Em 1984, um segundo empreendedor, Fred Smith Jr., passou a fazer parte dos esforços e juntos os dois começaram a criar uma rede de grandes líderes de igreja em todos os EUA. A partir do início, a rede cruzou as linhas denominacionais e incluiu denominações históricas, evangélicas, bem como igrejas independentes caracterizadas pela sua inovação, o desejo de ter aquilo de mais moderno em ministério e liderança empreendedora..." (ênfase adicionada)

O Novo Dicionário Aurélio define empreendedor como "Aquele que empreende; ativo; arrojado, cometedor". Empreender é definido como "Deliberar-se a praticar, propor-se, tentar empresa laboriosa e difícil; pôr em execução."

Cruzar as linhas denominacionais (ecumenismo) e união com base na 'inovação, o desejo de ter aquilo que é mais moderno em termos de ministério e de liderança empreendedora, em vez de união com base na concordância na interpretação das Escrituras e doutrinas resultantes não é somente perigoso, mas é contrário à orientação das Escrituras:

"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso." [2 Coríntios 6:14-18].

No cap. 17 do Apocalipse, somos advertidos sobre o envolvimento na igreja ecumênica, a 'Babilônia' que existirá na Terra nos últimos dias. Quando a liderança da igreja não mais se preocupa com a teologia e está mais interessada em ecumenismo e com o empreendedorismo, a igreja está em grande perigo.

A história da Rede de Liderança continua:

"Embora a Rede de Liderança tenha sido fundada e permaneça guiada pelos dogmas centrais da fé bíblica, nosso foco sempre esteve na prática e aplicação da fé no nível da igreja local que resulta em vidas transformadas."

"Temos procurado edificar sobre as ilhas existentes de saúde e força, focar nos líderes que são aprendizes por toda a vida e que estão em posições de influência e podem efetivar uma ampla distribuição da transformação."

"O trabalho da Rede de Liderança evoluiu ao longo dos anos em resposta a uma questão simples: 'Como podemos ser úteis para você?' As respostas vieram primeiro dos pastores titulares de grandes igrejas e, mais tarde, de outros membros das equipes ministeriais das grandes congregações. Outras respostas vieram de líderes denominacionais, professores de institituições de ensino teológico, consultores de igrejas e pessoas comprometidas com a mobilização dos leigos. Respostas recentes vieram de Teaching Churches e uma rede de líderes jovens da próxima geração de igrejas."

Embora afirme manter "os dogmas centrais da fé cristã", a Rede de Liderança então fala do que realmente é importante para ela — a prática e a aplicação (estrutura), transformação, grandes igrejas e consultores de igrejas. Esses programas humanos negam o poder e a capacidade de Deus:

"Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar." [Atos 2:47].

É Deus quem faz a igreja crescer, não os consultores de igrejas, ou as opiniões recebidas de pessoas afiliadas com as grandes congregações. O trabalho do pastor é pregar e ensinar a Palavra de Deus, não ser um líder executivo que replica esse processo de Gerenciamento de Qualidade Total (TQM) por toda a parte. Pregar e ensinar a Palavra de Deus e depender de sua suficiência é o que Deus quer que façamos.

"Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." [Isaías 55:10-11].

Substituir a pregação e o ensino da Palavra de Deus por estruturas empresariais e de administração humanas é uma negação direta da suficiência da Palavra de Deus e uma negação da verdade das Escrituras, especificamente Isaías 55:10-11.

A propósito, o "aprendizado por toda a vida" é a invenção da ONU [15] e é um modelo do envolvimento do governo "do berço à sepultura" em nossas vidas particulares. Isso começa com o treinamento para os futuros pais, continua com o treinamento na pré-escola, Goals 2000 na escola, o programa Escola Para o Trabalho, o Gerenciamento da Qualidade Total no local de trabalho e a escola para os cidadãos da terceira idade. O Movimento de Crescimento de Igrejas está promovendo a mesma estrutura na igreja, de modo que não haverá um lugar para escapar dessa engenharia social.

SE VOCÊ IDENTIFICOU ESTA PRÁTICA OU JA VIU PARE , PENSE, E LEIA A BÍBLIA, POIS SÓ A PALAVRA DA VERDADE PODE TE ENSINAR O QUE É IGREJA O CORPO DE CRISTO DO QUAL ELE CRISTO É O ÚNICO CABEÇA ALELUIA!!!!!

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